sábado, 30 de maio de 2009

TEXTO REFLEXIVO: Matemática da vida

Em nossa vida, como na matemática, devemos:
- Somar alegrias;
- Diminuir tristezas;
- Multiplicar felicidade;
- E dividir amor.
Nestas dimensões, certamente todos gostamos da matemática.

Somar alegrias
Quem vive sozinho, longe dos outros, sem compartilhar alegrias, sem permutar experiências, diminui sua própria alegria e não alcança a felicidade. Ficamos, às vezes, penalizados, vendo tanta gente que ainda não fez esta descoberta. Pessoas que se fecham sobre si mesmas, por medo ou egoísmo, palmilham caminhos errados. Quem teme perder sua alegria, repartindo-a com os outros, ainda não aprendeu a psicologia humana.
Diminuir tristezas
A vida tem dessas compensações gratificantes. Quando conseguimos minorar a tristeza, nós é que saímos lucrando. Uma das mais profundas satisfações reservada a um coração humano é restituir o entusiasmo, a coragem e o otimismo aos irmãos da caminhada.
Multiplicar felicidade
Na família, no trabalho, na comunidade, em qualquer lugar onde plantamos felicidade, nós a multiplicamos. Felicidade partilhada é felicidade pessoal multiplicada.
Dividir o amor
Em matemática, quando dividimos um número pelo outro, o resultado final é sempre menor. Nas dimensões do amor humano, acontece exatamente o contrário. Dividir o amor com os outros é multiplicá-lo, é aumentá-lo. Todo aquele que divide seu amor com alguém, descobre em seguida ter multiplicado seu amor.
Somar alegrias, diminuir tristezas, multiplicar felicidade, dividir o amor: é o mais lindo programa de vida que podemos abraçar. O ser humano é comunicativo por natureza. Não aguenta viver sozinho. O individualismo é o caminho mais certo da infelicidade, para a solidão. Somar alegrias, diminuir tristezas, multiplicar felicidade e dividir amor é a rota mais segura da Alegria de Viver. São estes os misteriosos caminhos da vida.

14 comentários:

  1. sempre quando usamos matematica ficamos pensando em somar, diminuir, multiplicar ou dividir, mas com esse comentário de voces devemos pensar em melho no que vamos dividir ou somar. Gostei dos comentarios.

    ResponderExcluir
  2. ataaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa rsrsrsrsrsrsrsrs nunca fala de sexo nao é ???

    ResponderExcluir
  3. Excelente , para os jovens que acham que matemática são apenas números, sou Proº De Matemática, tento todos os dias demonstrar esta visão para meus alunos, se cada um fizer um pouco a EDUCAÇÃO ficará cada vez melhor, e os alunos aos poucos irão perdendo o medo de estudar matemática.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu estou aprendendo isso e e muito legal, Cada vez mais fico feliz de ir a escola..... Miha escola e a melhor do mundooo EMEB JORGE BIERRIEBACH DE CASTROO....

    ResponderExcluir
  7. esse texto ate q e legal, pq da pr etender kkkk

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante.
    Ou seja o amor dividido com o próximo é a melhor alegria que podemos ter.

    ResponderExcluir
  9. Amar o próximo mais que a si mesmo.dividir o pão de cada dia diminuir as amizades ruim Igual o mestre Jesus mandou

    ResponderExcluir
  10. Amar o próximo mais que a si mesmo.dividir o pão de cada dia diminuir as amizades ruim Igual o mestre Jesus mandou

    ResponderExcluir