sábado, 30 de maio de 2009

DOMINÓ DOS NÚMEROS INTEIROS


O dominó dos números inteiros tem a finalidade de expressar os cálculos de adição, subtração, multiplicação, divisão, jogo de sinais na multiplicação e divisão e propriedades das operações entre números com mesmo sinal e sinais diferentes, referentes aos números inteiros. O professor deve aplicar este jogo na própria sala de aula ou em salas específicas para jogos matemáticos, no intuito de verificar a fixação dos conteúdos ministrados.

As regras:

O jogo segue as regras do dominó tradicional, as pedras oferecem cálculos e respostas que devem ser colocadas na ordem correta, a pedra “branca” substituirá qualquer resultado ou operação. Pode jogar 2, 3 ou 4 alunos. Dois alunos: 7 pedras para cada, 14 pedras constituirão o monte, caso algum alguém não tenha a pedra para jogar deverá comprar no monte. Três alunos: 7 pedras para cada um, 7 pedras no monte. Quatro alunos: 7 pedras para cada um. No jogo com quatro alunos não teremos o monte, aquele que não obter o resultado para jogar passa a vez para o próximo.

Material:

Cartolina, EVA (qualquer cor) ou blocos de madeira. Tesoura (no caso de ser de cartolina ou EVA) Caso seja feito de cartolina recomenda-se plastificar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário